Proposta Pedagógica

O CURRÍCULO E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

O Colégio Dom Bosco possui um currículo diversificado, voltado para o desenvolvimento dessas inteligências, em um ambiente rico e desafiador, por meio de atividades curriculares e extracurriculares:

  • Linguística - (Língua Portuguesa, Línguas estrangeiras, História);
  • Lógico-matemática - (Matemática, Ciências Exatas);
  • Naturalista - ( Ciências da Natureza);
  • Espacial - (Artes, Geografia, Desenho);
  • Cinestésico-corporal - (Educação Física, Esportes, Artes Plásticas, Cênicas e Dança).

Nossa metodologia garante a construção de conhecimento sólido, com sistema avaliativo rigoroso e ações para suprir as lacunas individuais dos alunos.

A aprendizagem em parceria e as rotinas de atividades metacognitivas são processos pensados na proposta pedagógica do Colégio Dom Bosco para desenvolver as inteligências inter e intra pessoais dos alunos.

Projetos artísticos, como coral, ópera para crianças e grupo de teatro desenvolvem a competência musical.

O desenvolvimento espiritual é estimulado nos projetos com foco em problemas sociais, que valorizam a fraternidade e a solidariedade. O Colégio abriga alunos de todas as religiões e oferece, opcionalmente, a preparação para a Primeira Eucaristia.

Os recursos tecnológicos utilizados pelo Colégio no processo didático desenvolvem, ainda, habilidades no âmbito da Informática, instrumentalizando o aluno para lidar com novas linguagens e tecnologias.

REFERENCIAL TEÓRICO

O Colégio Dom Bosco orienta o seu fazer pedagógico sob a perspectiva sócio construtivista, apoiando-se nas concepções interacionistas de Piaget e Vygostsky, além das teses de Wallon, Ausubel e Gardner.

A PROBLEMATIZAÇÃO INSTIGA A ATIVIDADE INTELECTUAL – Piaget
A ATIVIDADE EM PARCERIA POTENCIALIZA O DESENVOLVIMENTO- Vygotsky
O CONHECIMENTO PRÉVIO DÁ SENTIDO ÀS NOVAS APRENDIZAGENS- Ausubel
O EMOCIONAL É COADJUVANTE DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL – Wallon
O APRENDIZ DEVE SER ESTIMULADO EM MÚLTIPLAS DIMENSÕES - Gardner