Sobre Nós

Há 60 anos, Professora Maria Izabel Rodrigues enviou 30 cartas para 30 amigas que tinham filhos em idade escolar, convidando-os a participar de um Jardim de Infância com metodologia inovadora. Todas responderam “Sim” e, dessa forma, nasceu o Colégio Dom Bosco do Maranhão.

A escola foi crescendo a cada ano e, há 15 anos, o Grupo Dom Bosco passou a atuar também no Ensino Superior. A constante busca por formas eficientes e estimulantes de ensinar e aprender motiva o nosso trabalho.

A empresa familiar tem uma estrutura de Governança Corporativa e, hoje, conta com 3 gerações de educadoras, pedagogas mestres e doutoras em Educação, no Conselho de Administração e na gestão do Grupo Dom Bosco.

Família Rodrigues

MISSÃO

Educar crianças e adolescentes de forma que desenvolvam competências em todas as dimensões, estimulando a expressão livre de ideias, incentivando o pensamento crítico e valorizando o outro.

VISÃO

Ser uma empresa familiar na área educacional de referência no Brasil em gestão e qualidade de ensino.

VALORES

  • Pensamento Crítico

    Analisar criticamente o que vê e ouve.
    Ensinar a criança e o adolescente a refletir sobre fatos e opiniões e a posicionar-se diante do mundo.

  • Criatividade

    Desenvolver o potencial criativo.
    Estimular a criança e o adolescente a criar, substituindo a repetição e a padronização pelo espírito inventivo e a curiosidade pelo inusitado.

  • Inovação

    Buscar a inovação.
    Mostrar aos alunos o mundo e incentivá-los a buscar soluções inovadoras para os seus problemas, de modo a transformar o ambiente que vivem.

  • Cultura

    Dar sentido e significado ao mundo a partir dos valores da sua cultura.
    Estimular os alunos a produzir e valorizar manifestações artísticas que expressam os valores da sua e da cultura de outros povos e regiões.

  • Empatia

    Valorizar o outro, aprender com a visão do próximo.
    Sensibilizar os alunos para acolher e conviver com a diversidade, perceber as informações e o conhecimento sob variados prismas, exercitando a tolerância e respeitando diferentes etnias, religiões, princípios e valores.

  • Ética

    Pautar-se por condutas éticas.
    Transmitir aos alunos, desde os seus primeiros anos de vida, princípios e valores que e os habilitem a fazer escolhas éticas e a responsabilizar-se por suas ações.