Diretrizes Operacionais

  • PROFESSORES COM ALTA QUALIFICAÇÃO

    Nossa equipe pedagógica é formada por professores especialistas em suas áreas de atuação, escolhidos por criteriosas bancas de seleção.

    Para a implementação desse novo projeto pedagógico, os professores estão sendo capacitados por meio da pós-graduação “Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem no Século XXI”, especialmente elaborada pela UNDB para o Dom Bosco.

  • PROJETO EDUCACIONAL PAUTADO NO RIGOR ACADÊMICO

    Nossa proposta pedagógica é alinhada à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com o objetivo de formar estudantes com habilidades e conhecimentos essenciais para o século XXI. Trabalhamos com um ensino forte, disciplina e foco em resultados.

  • METODOLOGIAS ATIVAS: FOCO NA EXPERIÊNCIA DO ALUNO

    O processo de ensino e aprendizagem foca na experiência do aluno, com metodologias como sala de aula invertida, cases, projetos interdisciplinares, design thinking e storytellings, com apoio da tecnologia digital.

    Os alunos participam ativamente do processo de construção do seu conhecimento e são estimulados a desenvolver o pensamento crítico. O conteúdo é discutido e experimentado até o domínio do assunto, gerando mais engajamento no processo.

    Ilustração Metodologia
  • AVALIAÇÃO CONTÍNUA DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS

    O processo avaliativo mensura o desenvolvimento das competências acadêmicas, das competências de aprendizagem e inovação e das competências de vida e carreira dos alunos.

    Também contamos com instrumentos avaliativos externos, como olimpíadas e simulados, que auxiliam a equipe pedagógica a avaliar os resultados ao longo do ano letivo.

  • METACOGNIÇÃO E ROTINAS DO PENSAMENTO: O ALUNO REFLETE SOBRE COMO APRENDE

    O trabalho de metacognição habilita o aluno a conhecer e refletir sobre o seu processo de aprendizagem, sobre seus erros e acertos, seus pontos fracos e fortes e, assim, otimiza o seu próprio desenvolvimento.

    Rotinas do pensamento, baseadas em procedimentos desenvolvidos pela Universidade de Harvard, orientam os alunos a serem melhores pensadores e a tornarem o seu pensamento visível.

  • O ESPAÇO DA ESCOLA ADEQUADO ÀS DIFERENTES PRÁTICAS

    Com todas as mudanças educacionais no mundo, compreendemos que o espaço da escola também tem que evoluir. No novo prédio, as salas de aula são adequadas a diferentes metodologias: conferência, trabalho em pequenos e grandes grupos, discussão de cases e hands-on. A arquitetura responsiva, mesas coletivas, cores e tecnologia estão presentes também na biblioteca, no Laboratório Maker e nas salas de estudo individual. Um edifício projetado para que o aprendizado ocorra em diversos lugares da escola.

    Ilustração Espaço Escola
  • ARTE: PORTA DE ENTRADA PARA O PENSAMENTO

    Despertar emoções por meio da arte é uma porta de entrada para o desenvolvimento do pensamento, especialmente na infância.

    Seguimos a metodologia proposta pela Universidade de Harvard promovendo, com os nossos alunos, experiências em diferentes linguagens artísticas e culturais.

  • REFERENCIAL TEÓRICO DAS MELHORES PRÁTICAS MUNDIAIS

    A proposta pedagógica do Dom Bosco está alinhada às práticas educacionais mais atualizadas e de referência no mundo. Após o nosso mais intenso processo de pesquisa, trouxemos metodologias e aprendizados da Finlândia, Singapura, Vale do Silício, além de Harvard e Reggio Emília, que já estão incorporados ao nosso currículo.