O CURRÍCULO E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
O Colégio Dom Bosco possui um currículo diversificado, voltado para o desenvolvimento das inteligências, em um ambiente rico e desafiador, por meio de atividades curriculares e extracurriculares:
- Linguística - (Língua Portuguesa, Línguas estrangeiras, História);
- Lógico-matemática - (Matemática, Ciências Exatas);
- Naturalista - ( Ciências da Natureza);
- Espacial - (Artes, Geografia, Desenho);
- Cinestésico-corporal - (Educação Física, Esportes, Artes Plásticas, Cênicas e Dança).
Nossa metodologia garante a construção de conhecimento sólido, com sistema avaliativo rigoroso e ações para suprir as lacunas individuais dos alunos.
A aprendizagem em parceria e as rotinas de atividades metacognitivas são processos pensados na proposta pedagógica do Colégio Dom Bosco para desenvolver as inteligências inter e intra pessoais dos alunos.
Projetos artísticos, como coral, ópera para crianças e grupo de teatro desenvolvem a competência musical.
Os recursos tecnológicos utilizados pelo Colégio no processo didático desenvolvem, ainda, habilidades para que o aluno possa lidar com novas linguagens e tecnologias.
REFERENCIAL TEÓRICO
O Colégio Dom Bosco orienta o seu fazer pedagógico sob a perspectiva sócio construtivista, apoiando-se nas concepções interacionistas de Piaget e Vygostsky, além das teses de Wallon, Ausubel e Gardner.
A PROBLEMATIZAÇÃO INSTIGA A ATIVIDADE INTELECTUAL – Piaget
A ATIVIDADE EM PARCERIA POTENCIALIZA O DESENVOLVIMENTO- Vygotsky
O CONHECIMENTO PRÉVIO DÁ SENTIDO ÀS NOVAS APRENDIZAGENS- Ausubel
O EMOCIONAL É COADJUVANTE DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL – Wallon
O APRENDIZ DEVE SER ESTIMULADO EM MÚLTIPLAS DIMENSÕES - Gardner